terça-feira, julho 05, 2011


Amamentar ou não, és a questão.

0

Várias mulheres já afirmaram aqui no blog que amamentar não é tão florido e lindo quanto ao que é mostrado nas propagandas e artigos em livros. Então resolvi abordar mais sobre este assunto.

Primeiramente, vou frisar 10 motivos para você amamentar...

Amamentar é algo natural da nossa espécie.
Amamentar fortalece o vínculo e aproxima mãe e filho.
Amamentar é bom para saúde do bebê.
Amamentar é a melhor dieta para o bebê e rico em tudo que o bebê mais precisa.
Amamentar é bom para saúde da mãe.
Amamentar reduz incidência de câncer de mama.
Amamentar estimula o útero a voltar ao seu tamanho original após a gravidez.
Amamentar atrasa o retorno da menstruação o que é ótimo pois acaba com o desconforto do ciclo menstrual.
Amamentar tende a mulher a perder os quilos extras que ganhou durante a gravidez. 

Amamentar é tudo isso e pode ser mais, se você quiser aprender lendo todo este texto. (peguei vocês!)

Ok! Apenas com esses 10 motivos eu já convenceria algumas mulheres a amamentar. O que é muito bom, porém haveria algumas mulheres com bons motivos para me questionar.

Então, vamos ser mais técnicos, segundo a Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde deve-se amamentar porque amamentar no peito significa proteger a saúde do bebê de doenças como diarréias, distúrbios respiratórios, otites e infecções urinárias. E o aleitamento materno como único alimento ao longo dos primeiros seis meses de vida pode reduzir em até um quinto os índices de mortalidade infantil em países em desenvolvimento.

Agora vamos saber porque algumas mulheres teriam bons motivos para não amamentarem.
Há mulheres hiper sensíveis, sentem tanta dor em amamentar que seus mamilos ficam rachados, mas porque isso acontece já que algo saudável tanto para mãe quanto para o bebê.

Ah mulheres mais sensíveis do que outras, existem várias mulheres que amamentaram e não sentiram nenhuma dificuldade, mas há centenas de mulheres que tiveram e ainda tem muita dificuldade em amamentar mesmo sendo a segunda ou terceira gravidez. Então para você não ser pega de surpresa e somente descobrir que você tem sensibilidade após ter o bebê, você pode realizar alguns exercícios na mama para fortalecer, amenizar ou até mesmo acabar com a hiper sensibilidade.

Mamilos delicados e sensíveis tem mais chances de fissuras, então nada de cremes hidratantes, procure pegar sol nas mamas (é pratique o topless hehehe) todos os dias, por 10 à 15 minutos nos primeiros raios de sol. Com uma bucha vegetal ou toalha macia, procure friccionar o mamilo diariamente, em movimentos em circulares ou com a ponta dos dedos (indicador e polegar). Esse exercício é ótimo para alargá-los e deixar rígida a junção do mamilo na auréola. Em caso de mamilos pouco desenvolvidos, friccione com os dedos indicadores no sentido horizontal e vertical, 10 vezes ao dia. Esses exercícios podem ajudar em muito feitos diariamente antes do nascimento do bebê, faça os exercícios gradativamente para que você não sinta muito desconforto, e aí quanto você for amamentar pela primeira vez seu mamilo já estará bem adaptado ao sobe e desce, estica e escolhe da sucção do bebê, não é? Mas se você fez tudo isso e sofreu ou sofre com dor em amamentar deve ser que a pega do bebê esteja errada mas sobre esse assunto vamos tratar em outro post ok.
 
Se você gostou deste texto, deixe sua opnião. E se você já passou por alguma situação abordada  aqui conte sua experiência. O mais legal de cada post é saber sua opnião.

0 comentários:

Postar um comentário

Oi, obrigada pelos comentários!
Volte sempre!